top of page

Como iniciar no marketing digital?

O marketing digital é exatamente o que parece - marketing online, ou promoção da conscientização sobre produtos e serviços e os benefícios que eles oferecem a clientes em potencial pela Internet.

Isso pode ser feito organicamente, criando conteúdo sobre sua empresa que as pessoas são obrigadas a consumir e compartilhar ou comprando e colocando anúncios na Internet que obrigam as pessoas a realizar uma ação desejada (ou seja, visitar seu site, iniciar um teste gratuito ou assistir um vídeo informativo).

Embora possa ser fácil ser pego pela onda de uma “nova forma de publicidade”, é importante perceber que qualquer tipo de marketing ainda é marketing; o resultado final de seu esforço é promover seu produto ou serviço para um público de compradores em potencial.

O marketing digital usa muitas das mesmas estratégias do marketing tradicional, adaptadas à forma como as pessoas consomem informações online. As três formas mais comuns pelas quais as pessoas consomem informações online são por e-mail, mecanismos de pesquisa e mídia social.


Marketing de e-mail


O primeiro e-mail enviado foi em 1971, e as empresas têm usado o e-mail como plataforma para enviar mensagens sobre os produtos e serviços que vendem para suas listas de contatos.

Uma lista de contatos é a lista de endereços de e-mail de todas as pessoas que expressaram interesse em seu negócio e deram permissão a você para fazer o acompanhamento por e-mail. A permissão deve ser concedida de duas maneiras - implícita ou expressa.

Qualquer pessoa que participa de uma transação comercial ou de um compromisso com você dá permissão implícita para fazer o acompanhamento por e-mail. Você dá “permissão implícita” a uma empresa para acompanhá-lo quando você faz uma compra, faz uma doação ou firma um contrato. Um exemplo disso é um recibo enviado por e-mail após fazer uma compra online; ao confiar nesta empresa o suficiente para se envolver em uma transação, você está insinuando que eles têm permissão para fazer o acompanhamento com você sobre essa transação.

Se não houver permissão implícita, você deve obter a permissão expressa de alguém antes de enviar qualquer mensagem de e-mail. Permissão expressa é quando você claramente pede permissão a um cliente para enviar mensagens de e-mail e ele concorda. Você deve incluir todas as informações de contato relevantes sobre sua empresa e uma opção para cancelar a assinatura de sua lista de contatos a qualquer momento.


Estratégia de marketing com e-mails


A estratégia de marketing por e-mail - ou seja, a forma como você comunica sua mensagem e com que frequência - será única para cada empresa. As empresas podem mudar a estratégia de seus esforços de marketing por e-mail com base no crescimento da empresa, mudanças na demanda do mercado ou durante lançamentos de produtos / atualizações de software. Uma mudança na estratégia de marketing por e-mail geralmente resulta em uma nova campanha de marketing.

Uma campanha de marketing por e-mail pode ser descrita como uma série de e-mails apoiando a mesma mensagem ou promovendo a venda de um (s) produto (s) ou serviço (s) específico (s).

Ainda iremos postar um guia extenso sobre as práticas recomendadas para a construção de uma campanha de marketing por e-mail que o ajudará a entender o tipo de mensagem que seu público deve receber em cada etapa da jornada do comprador.

A maioria das ferramentas de disparo de e-mails tem uma grande lista de exemplos de campanhas de marketing. Se você for um aprendiz mais visual e quiser ver como outras empresas implementaram com sucesso suas próprias campanhas de marketing por e-mail.

Comente se você tem interesse em ver aqui no blog uma lista completa dos melhores softwares de marketing por e-mail que você pode usar.

Embora o marketing por e-mail seja a forma mais barata (até gratuita) de anunciar para o seu público, o funcionário médio de um escritório recebe 121 e-mails por dia; como resultado, seus esforços de marketing por e-mail podem passar despercebidos, ignorados ou sinalizados como spam. É por isso que profissionais de marketing inteligentes diversificam seus esforços em outras áreas do marketing digital, como marketing de busca.


Marketing de Busca


O marketing de busca é provavelmente como você comprou seu último carro, encontrou seu lugar tailandês favorito e encontrou o mesmo blog que está lendo agora.

Quando você pesquisa por algo em um mecanismo de pesquisa como Google ou Bing, um algoritmo complexo determina qual site provavelmente será a página mais útil - ou seja, aquele que você estava procurando. Quando você pesquisa algo como "bom restaurante tailandês perto de mim", o mecanismo de pesquisa preenche uma lista de sites de restaurantes especificamente na ordem de quão relevante o resultado da pesquisa será para você.


Como o SEO influência o seu site?


O algoritmo de cada mecanismo de pesquisa é único, desconhecido do público e muda constantemente, então você nunca saberá exatamente por que uma determinada página foi escolhida como seu primeiro resultado de pesquisa; há, no entanto, uma lista geral de fatores que influenciam porque uma página é escolhida em vez de outras.

Palavras-chave são palavras ou frases específicas que seus clientes em potencial digitarão ao pesquisar sua empresa ou uma empresa como a sua. Quanto mais frequentemente sua página usar uma palavra-chave e quanto mais proeminente for a colocação da palavra-chave (ou seja, o título), melhor será sua classificação nos resultados de pesquisa. O Moz.com tem um ótimo recurso sobre como fazer pesquisas de palavras-chave para encontrar as palavras-chave que seus clientes estão usando; depois de encontrá-los, atualize a cópia da página (ou crie um novo conteúdo) usando essas palavras-chave específicas.


Como usar Links em blogs?


Links para outras páginas são altamente encorajados na maioria dos algoritmos. Os três tipos de links que você precisa conhecer são outbound, inbound e backlinks.

Links externos, ou links para outros sites de sua página, mostram que você está se conectando a outras empresas em seu nicho (que os mecanismos de pesquisa desejam ver).

Links de entrada ou links para outras páginas em seu site mostram que você desenvolveu conteúdo de qualidade em torno de outros subtópicos relevantes relacionados ao seu tópico principal (e prova para os mecanismos de pesquisa que você pode ajudar os pesquisadores de várias maneiras).

Backlinks, ou links para suas páginas de outros sites, mostram que outras empresas em seu nicho consideram seu conteúdo valioso e digno de ser compartilhado (e digno de um posicionamento de resultado de pesquisa superior).


Como é medida a relevância de um site?


A relevância tem a ver com a qualidade da página que alguém acessa quando clica em seu link na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Ter uma alta taxa de rejeição, ou uma alta porcentagem de pessoas que clicam no link para sua página, mas “rejeitam” (saem) de seu site depois de visualizar apenas aquela página, indica que seu site não é interessante ou valioso o suficiente para prender a atenção do público (e, portanto, indigno de uma classificação de pesquisa elevada).

O ato de otimizar as páginas do seu site para obter uma classificação mais elevada no algoritmo é chamado de otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

Também existe uma forma de pagar para que o link do seu site seja clicado com mais frequência do que os de seus concorrentes - publicidade de busca paga. Você pode pagar sites de mecanismo de pesquisa (por meio de serviços como Google AdWords e Bing Ads) para exibir seus anúncios nos principais resultados de pesquisa para palavras-chave específicas ou em sites de terceiros relevantes que tenham parceria com o mecanismo de pesquisa. Existem duas maneiras de pagar por publicidade de pesquisa:

CPC é a abreviatura de custo por clique e significa exatamente isso; toda vez que alguém clica no seu link, você paga uma taxa ao mecanismo de pesquisa. CPM, ou custo por impressão, significa que você paga cada vez que seu anúncio é exibido para alguém em seu dispositivo.

Ambos os tipos de pesquisa paga podem trazer um alto retorno do seu investimento, então vale a pena analisar as diferenças entre CPC e CPM para decidir qual tipo de publicidade funcionará melhor para sua empresa.

O marketing de busca é uma ótima maneira de obter tráfego para seu site de forma barata (ou gratuita), mas não é mais o único lugar que as pessoas vão para encontrar recomendações de produtos, serviços ou marcas; as pessoas começaram a mudar de consultoria em mecanismos de pesquisa para consultoria em mídia social.


Marketing de mídia social


O marketing de mídia social é a mais nova plataforma de publicidade do jogo, mas pode ser o maior retorno sobre o investimento se você fizer isso da maneira certa.

Existem algumas plataformas de mídia social atualmente, mas as duas primeiras com as quais você deve se familiarizar são Facebook e Instagram.


O marketing no Facebook e no Instagram pode acontecer de duas maneiras: organicamente e por meio de publicidade paga.

O marketing orgânico significa simplesmente fazer o marketing da sua marca, produto ou serviço diretamente na página do Facebook ou Instagram da sua empresa para os seus seguidores sociais (ou seja, publicar uma postagem). Embora não tenhamos tempo para obter as melhores práticas neste blog, Neil Patel criou uma lista de 20 maneiras de aumentar seu alcance orgânico que o ajudarão tremendamente.

Publicidade paga significa pagar para que seu conteúdo seja mostrado a um público maior do que apenas seus seguidores sociais. O Facebook Business é o centro de implementação de anúncios no Facebook, Instagram e sites de terceiros que fizeram parceria com o Facebook para exibir anúncios relevantes aos visitantes do site.

A melhor parte sobre a publicidade paga é que você pode escolher quem você deseja ver seus anúncios na segmentação por interesse, comportamento e demografia. Você pode criar um público com base nas características de seu “cliente ideal”, pode criar um público semelhante à sua lista de clientes atual ou criar um público que compartilha características com seus clientes atuais ou anteriores.

Assim como qualquer estratégia de marketing, a estratégia de publicidade paga nas mídias sociais varia de empresa para empresa.

O marketing de mídia social, o marketing de busca e o marketing por e-mail são ótimos lugares para começar a fazer marketing online, independentemente do orçamento que você tenha para gastar. Isso nos leva à próxima pergunta:


O que eu preciso para anunciar online?


O ativo mais importante para uma grande campanha de marketing é um ótimo produto para o mercado. O melhor marketing do mundo não venderá um produto ruim.

Além de um ótimo produto, o ativo mais básico de que você precisa para publicidade online é um site. Seu site é o comando central para todas as transações de negócios e geralmente é o primeiro lugar que seus clientes em potencial (também conhecidos como leads) procuram para encontrar mais informações sobre sua marca, produtos ou serviços.

Nós podemos ajudar você a configurar um site se você não se sentir confortável com a codificação (ou tecnologia), mas sites como WordPress, Wix, SquareSpace e GoDaddy têm ferramentas de construção de site amigáveis para iniciantes para ajudá-lo a construir um site por conta própria.


Por onde devo começar?


Nada no marketing digital permanece igual por muito tempo. Os algoritmos mudam, os concorrentes ingressam na indústria ou a demanda do mercado muda devido aos avanços tecnológicos. Para permanecer são e produtivo em um setor em constante mudança, você precisa aceitar o fato de que essas mudanças vão acontecer e se preparar para se adaptar a cada momento.

O melhor conselho que posso lhe dar é começar de onde puder.

Você está simplesmente fazendo um brainstorming de uma ideia de negócio em potencial, mas não tem um grande conhecimento em princípios básicos de marketing? Comece aprendendo as noções básicas de marketing.

Você se sente confortável com a mídia social orgânica e quer testar as águas com anúncios pagos? Tente implementar sua primeira postagem otimizada nas redes sociais.

Você tem um conteúdo valioso que gostaria de compartilhar com clientes e fãs de sua empresa? Crie uma lista de marketing por e-mail.

Você deseja que sua empresa tenha uma classificação elevada em termos de pesquisa relevantes no Google? Melhore o SEO do seu site começando um blog.

Passe algum tempo descobrindo o que é que você não sabe e deixe todo o resto de lado por um momento para aprender essa habilidade. Aprender “marketing digital” de uma vez é gostar de aprender a dirigir um carro ao mesmo tempo; você não vai chegar a lugar nenhum. Você precisa primeiro aprender as funções do carro, depois a estratégia por trás da implementação dessas funções e, finalmente, como corrigir o curso se algo der errado.

A mesma coisa vale para o marketing digital - você deve aprender as ferramentas do comércio, como implementá-las para cumprir a missão de seu negócio e como corrigir um curso de ação que não está cumprindo sua missão.

Não existe uma maneira certa ou errada de aprender a ser um profissional de marketing digital, mas aprendi que os melhores profissionais de marketing digital são rápidos para se adaptar, têm fome de resultados e estão comprometidos em aprender e expandir seus conhecimentos no setor.

Se eu posso ir da contagem de repetições na academia para a contagem das compras feitas online, então você também pode! Mantenha a flexibilidade, a fome e o compromisso com a expansão.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page