top of page

As 6 melhores plataformas de mídia social para sua empresa em 2021

Algumas das melhores plataformas de mídia social para negócios, como Facebook e Instagram, tornaram-se ferramentas essenciais na caixa de ferramentas do profissional de marketing moderno. Cada vez mais consumidores estão usando esses canais para encontrar novas empresas e interagir com suas marcas favoritas.

No entanto, a maioria das empresas não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, especialmente pequenas empresas com orçamentos de marketing apertados. É por isso que é vital para as empresas serem estratégicas sobre as plataformas de mídia social nas quais trabalham para construir uma presença.

A chave para o marketing de mídia social de sucesso será escolher a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio. Isso se baseia em vários fatores, incluindo o tipo de negócio que você tem, o público-alvo que está tentando alcançar, seus objetivos específicos e muito mais.

Abaixo, elaboramos um guia rápido e simples para escolher a melhor mídia social para os negócios no novo ano.

Quais os critérios para escolher as melhores plataformas de mídia social?

Antes de começarmos a listar as melhores plataformas de mídia social, é importante que você entenda como os critérios para escolher as melhores plataformas para o seu negócio. Aqui estão as três coisas principais que você precisa ter em mente.


# 1 Escolha plataformas de mídia social onde seu público está localizado


Para escolher as melhores plataformas de mídia social para o seu negócio, você precisa entender seus clientes. Especificamente, você precisa entender quem eles são e como passam o tempo online. Pergunte a si mesmo:

· Quais plataformas de mídia social eles estão usando?

· Por que eles estão usando essas plataformas de mídia social?

· Como preferem receber informações sobre o seu tipo de produtos e serviços?

Se você ainda não sabe disso, recomendamos mapear primeiro o avatar de um cliente. O avatar de um cliente é simplesmente um esboço da demografia, objetivos, preferências, desafios e outros dados psicográficos de seu cliente. Quanto mais você entende seu cliente, melhor pode selecionar as melhores plataformas de mídia social para alcançá-lo e envolvê-lo.


# 2 Escolha plataformas de mídia social específicas para o seu tipo de conteúdo


Existem dois tipos de conteúdo - macro conteúdo e micro conteúdo. O conteúdo macro é um conteúdo de grande formato e imagem GRANDE. Os 3 tipos diferentes de conteúdo macro consistem em vídeo, áudio e conteúdo escrito.

Portanto, se você tiver conteúdo macro, as melhores plataformas de mídia social para publicar esse conteúdo seriam:

YouTube para conteúdo de vídeo, Apple Podcasts para áudio e WordPress para conteúdo longo de blog.

Micro conteúdo, por outro lado, é um conteúdo curto e fácil de digerir. Pense em micro conteúdos como as imagens que você encontra em seus feeds do Instagram enquanto rola a tela, ou pequenos tuítes espirituosos no Twitter.

Agora, existem vários tipos diferentes de canais de mídia social de micro conteúdo, como Instagram, Facebook, Pinterest e assim por diante. Portanto, para escolher as melhores plataformas de mídia social para o seu negócio, você precisa escolher aquelas onde está localizado o seu público.

Além disso, quando se trata de macro vs micro conteúdo, você deve ter em mente que o macro conteúdo tem uma vida útil muito mais longa do que o micro conteúdo. Por exemplo, uma única postagem de blog que publicamos gerou de 300 a 400 visualizações por dia no LYFE Marketing.

Se as pessoas continuassem a pesquisar isso durante todo o ano, aquela única postagem no blog geraria mais de 100.000 visualizações em 1 ano. Considerando que um único post do Instagram estaria aqui hoje e amanhã seria esquecido. Mas, ao mesmo tempo, esse conteúdo é muito mais fácil de criar e distribuir de forma consistente.

Portanto, tenha isso em mente ao escolher em quais plataformas de mídia social você deseja se especializar.


# 3 Limite o número de plataformas de mídia social que você escolhe para participar


Não se espalhe muito tentando estar em cada plataforma de mídia social que existe. Cada plataforma de mídia social é como uma arte. Você deve dominar a arte de 1-2 plataformas de mídia social antes de considerar adicionar mais à sua estratégia.


Não é necessário estar em todas as plataformas do mundo. O Facebook tem 2 bilhões de usuários. O Instagram tem 1 bilhão de usuários.

Se você conseguir fazer apenas uma dessas plataformas muito bem, poderá ter resultados de negócios astronômicos. É preciso muito trabalho e dinheiro para desenvolver uma presença de sucesso nessas plataformas de mídia social.

Não é tão simples quanto configurar um perfil e clicar em "publicar" em uma postagem. Não, na maioria dos casos, você precisará reservar algum dinheiro para promover seu conteúdo. Além disso, você precisará revisar as análises para determinar se seu conteúdo é eficaz ou não. Resumindo, como uma pequena empresa com um orçamento limitado, coloque todos os seus ovos em 1 ou 2 cestas no máximo para começar. Em seguida, considere expandir para outros canais.

Certo, esse é o critério que você precisa manter em mente ao selecionar as melhores plataformas de mídia social para o seu negócio. Agora, vamos examinar algumas plataformas específicas para ajudá-lo a escolher as melhores plataformas para o seu negócio.


6 das melhores plataformas de mídia social para negócios


Plataforma # 1: Facebook


O Facebook não é a plataforma de mídia social mais recente e legal. Mas o fato é que ainda é a maior plataforma de mídia social, de longe, em termos de usuários. Tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais!

3/4 dos usuários do Facebook visitam o site diariamente. Metade dos usuários do Facebook visitam o site várias vezes por dia. Ah, e se você pensou que os adolescentes não estão usando o Facebook, pense novamente. Mais da metade dos adolescentes usa o Facebook. E quase metade das pessoas com mais de 46 anos usa o Facebook!

Uma pergunta melhor seria: quem não usa o Facebook? Aqui está um contra-argumento que ouvimos muito de nossos clientes.

“Meu objetivo é um público profissional rico, de alta renda e altamente educado. Não quero anunciar no Facebook. Que tal o LinkedIn? ”

Bem, aqui está a verdade:

De acordo com a Pew Research, 74% das pessoas que têm diploma universitário e ganham acima de US $ 75.000 por ano têm contas no Facebook.

Apenas 49% das pessoas que ganham mais de US $ 75.000 por ano têm contas no LinkedIn.

Não importa o que você esteja vendendo, o Facebook é um investimento que vale a pena para o seu negócio. companhia. Se precisar de ajuda com isso, tente trabalhar com nossa empresa de marketing do Facebook.

Além de fornecer a você a capacidade de se conectar com um grande número de pessoas de diversas origens, existem alguns recursos exclusivos que o Facebook pode oferecer ao seu negócio. O que torna o Facebook uma das melhores plataformas de mídia social para negócios é sua plataforma de publicidade digital direcionada. Com os anúncios do Facebook, você pode atingir aqueles que estão mais dispostos e prontos para comprar seus produtos ou serviços. Isso garante que sua empresa exiba o conteúdo do anúncio para os usuários certos, no momento certo.

Outra razão pela qual o Facebook é uma das melhores plataformas de mídia social para negócios são suas integrações de comércio eletrônico de mídia social. O Facebook torna mais fácil para os usuários comprarem de sua empresa por meio da plataforma de mídia social. Fazer uma compra é tão fácil quanto clicar em um botão.

O Facebook agora permite que as marcas interajam com os clientes por meio do Facebook Messenger. Com isso, você também pode fornecer atualizações de envio e outras notificações de pedidos por meio da plataforma do Facebook. Aqui você pode ver como é fácil para os usuários comprar no Facebook, salvar itens de seu interesse e ir direto ao site da empresa para fazer uma compra final.


Plataforma # 2: Instagram


O Instagram é outra plataforma que parece não ser negociável. Talvez seja porque é propriedade do Facebook ou talvez porque também tenha mais 1 bilhão de usuários.

Para determinar se o Instagram será uma das melhores plataformas de mídia social para o seu negócio, vamos dar uma olhada nos dados demográficos. Se você tem como alvo um público mais jovem, o Instagram será ótimo para você.

72% de todos os adolescentes usam o Instagram e 67% de todos os jovens adultos com menos de 30 anos usam o Instagram. Você também encontrará cerca de metade das pessoas com menos de 50 anos no Instagram, e até um quarto das pessoas com idades entre 50-65 no Instagram. Por causa da demografia mais jovem de usuários do Instagram, há menos usuários com educação universitária e alta renda em comparação com o Facebook.

Apenas 43% das pessoas com diploma universitário usam o Instagram, e apenas 42% das pessoas de alta renda usam o Instagram diariamente. Por causa da demografia mais jovem de usuários do Instagram, há menos usuários com educação universitária e alta renda em comparação com o Facebook.

Apenas 43% das pessoas com diploma universitário usam o Instagram, e apenas 42% das pessoas de alta renda usam o Instagram diariamente. Por causa disso, alguns profissionais acreditam que, embora o Instagram seja uma plataforma empolgante, muitas vezes você se verá competindo por “atenção barata”. Basicamente, as pessoas estão navegando no Instagram sem pensar e, para ter sucesso, você terá que ser muito envolvente para chamar a atenção das pessoas.

Em última análise, o Instagram é uma ótima plataforma para atingir os consumidores em geral. Mas, pode não conter o público mais sofisticado para setores específicos, como engenharia ou tecnologia da informação, por exemplo.

A plataforma de mídia social exclusiva do Instagram pode fornecer alguns benefícios poderosos para o seu negócio. Um dos melhores benefícios do Instagram é que ele permite que você conte a história da sua marca com conteúdo visual único e envolvente. Ao contrário de outras plataformas de mídia social, o Instagram é fortemente focado em recursos visuais, imagens e vídeo.

Não importa em que setor sua empresa está, você pode usar o Instagram para mostrar seus produtos e contar a história de sua marca de uma forma visualmente atraente. Um recurso interessante que pode ser útil são as histórias do Instagram. Com as histórias do Instagram, você pode fazer vídeos ao vivo e compartilhá-los com todos os seus seguidores.

Com esse recurso, você pode facilmente fornecer imagens dos bastidores de sua empresa e compartilhar notícias e atualizações importantes com seus seguidores. Como o Facebook, o Instagram também permite que você envie mensagens diretamente aos usuários. Essa pode ser uma ótima ferramenta para atendimento ao cliente. Por exemplo, se um consumidor encontra você no Instagram e tem uma pergunta sobre seus produtos ou serviços, ele não precisa mais navegar até seu site ou pegar o telefone para perguntar.

Em vez disso, eles podem enviar mensagens para você por meio do Instagram, o que permite que você responda a perguntas e resolva preocupações instantaneamente. Se isso o entusiasma, o Instagram pode ser sua melhor plataforma de mídia social para negócios.


Plataforma # 3: LinkedIn


O LinkedIn começou como uma plataforma de mídia social baseada em negócios e empregos. Está repleto de profissionais em um amplo espectro de setores, especialmente empresas B2B. Atualmente, o LinkedIn possui pouco mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente. Então, em termos de tamanho do público, é 4x menor que o Facebook e 2x menor que o Instagram.

No entanto, esse fato está realmente relacionado a uma grande força por trás do LinkedIn - é o feed de notícias. O feed de notícias do LinkedIn não é tão competitivo quanto outros gigantes como Facebook e Instagram. É por isso que as empresas podem alcançar mais de suas conexões e seguidores sem pagar por anúncios, especialmente ao fazer marketing de mídia social B2B.

Para contextualizar aqui, como os feeds de notícias do Facebook e Instagram são tão cheios, eles contam com algoritmos e regras específicos para determinar se realmente mostrarão seu conteúdo para seus seguidores.

Quer dizer, você pensaria que as pessoas que escolheram segui-lo veriam seu conteúdo automaticamente. Mas não, isso simplesmente aumenta as chances de ver seu conteúdo nessas plataformas. De qualquer forma, o legal do LinkedIn é que ele não é tão mesquinho com seu feed de notícias.

De qualquer maneira, ainda não. O que oferece às empresas e profissionais uma oportunidade de criar uma consciência e engajamento massivos em sua plataforma. Agora, em relação aos dados demográficos do LinkedIn, aqui estão algumas coisas dignas de nota.

O LinkedIn é usado principalmente por profissionais com idades entre 30 e 49 anos. No entanto, cerca de um quarto dos profissionais com idade acima de 18 a 29 anos, o que diríamos na verdade de 22 a 29 anos, usam o LinkedIn. Bem como outro quarto de pessoas com idades entre 50-64 que usam o LinkedIn diariamente.

Conforme mencionado anteriormente, o LinkedIn tem um público de alta renda. Cerca de metade das pessoas que ganham mais de US $ 75.000 / ano usam o LinkedIn regularmente. Além disso, cerca de metade das pessoas com diploma universitário usa o LinkedIn regularmente, provavelmente em busca de sua próxima oportunidade de trabalho ou buscando consumir conteúdo profissional.

Uma das melhores qualidades do LinkedIn é que o público nesta plataforma de mídia social tem mentalidade de negócios. Isso significa que muitas vezes estão abertos a oportunidades de networking e a ouvir sobre maneiras de melhorar a forma como trabalham ou de tornar seu trabalho mais fácil. Isso oferece uma excelente oportunidade para marcas B2B que desejam se conectar com tomadores de decisão de negócios em diferentes setores.

Outra característica que torna o LinkedIn uma das melhores plataformas de mídia social são as oportunidades de publicidade digital. Embora os anúncios digitais no LinkedIn possam ser mais caros do que os anúncios no Facebook, essa oportunidade de anúncio permite que as marcas B2B alcancem indivíduos dos setores específicos que estão almejando.

Da mesma forma, o LinkedIn permite que você entregue conteúdo de anúncio para aqueles com funções de trabalho que estão envolvidos com a tomada de decisões de compra relacionadas à oferta de B2B de uma empresa. O LinkedIn também tem grupos dos quais os usuários podem ingressar e participar com base em seu setor, função profissional ou interesses de carreira.

Isso oferece uma excelente oportunidade para as marcas promoverem um envolvimento real com influenciadores e tomadores de decisão em diferentes setores. Em última análise, se você atende empresas ou profissionais, o LinkedIn é para você. Definitivamente, ele deve estar na corrida como um dos principais concorrentes para as plataformas de mídia social escolherem em seu negócio.


Plataforma # 4: Twitter


Com uma média de cerca de 330 milhões de usuários ativos no Twitter em todo o mundo, este canal é mais uma das melhores plataformas de mídia social. O Twitter é uma plataforma de mídia social em tempo real. É como enviar mensagens de texto para o mundo todo. E é uma das únicas plataformas de mídia social onde você não necessariamente tem um monte de vídeos ou fotos para se destacar.

Os tweets podem ter até 280 caracteres, o que permite criar uma mensagem curta, nítida e concisa. E porque é limitado em caracteres, força você a ser criativo com o que você realmente tem a dizer. Então, quais são as estatísticas difíceis no Twitter? Aqui estão eles:

· O Twitter tem mais de 330 milhões de usuários ativos, quase o mesmo que o LinkedIn e, mais uma vez, longe do Facebook e do Instagram.

· Em termos de idade, o maior grupo demográfico do Twitter consiste em pessoas entre 18 e 29 anos.

· 38% das pessoas em sua categoria usam o Twitter ativamente e, surpreendentemente, 32% de todos os adolescentes também usam o Twitter.

Você também pode encontrar cerca de 26% de seus usuários com idades entre 30-49. Em termos de renda e educação, o Twitter não é o primeiro da nossa lista aqui. Apenas 32% dos que ganham muito usam o Twitter regularmente e, da mesma forma, apenas 32% das pessoas com diploma universitário usam o Twitter regularmente.

Quando se trata do Twitter, existem alguns recursos valiosos que podem ajudá-lo a se qualificar para ser uma das melhores plataformas de mídia social para negócios. As marcas podem usar o Twitter para alcançar e envolver seu público. Hashtags permitem que você siga e participe de conversas sobre tópicos de tendência em seu setor.

Você pode usar hashtags para alcançar mais seguidores do Twitter que possam estar interessados ​​em seu conteúdo. Sua marca também pode aproveitar os tópicos de tendência para expandir seu alcance. O Twitter também oferece oportunidades de publicidade para empresas que desejam entregar anúncios digitais a seus clientes-alvo na plataforma de mídia social.

Eles têm várias opções de formatos de anúncio, dependendo de suas metas exclusivas de publicidade digital. Você pode promover sua conta, que aparecerá na coluna à esquerda, ou promover um tweet de sua marca, que aparecerá no feed do Twitter do usuário.

Também existe a opção de promover uma determinada tendência que sua empresa pode estar usando para iniciar uma conversa entre os usuários-alvo. Também é importante notar que o Twitter é conhecido por seu mecanismo de busca.

O mecanismo de pesquisa do Twitter recebe mais de 2 bilhões de consultas de pesquisa por dia, o que também pode ajudar seu grupo demográfico a encontrar sua empresa enquanto pesquisa palavras-chave e conteúdo específicos.


Plataforma # 5: Pinterest


O Pinterest é uma ótima plataforma de mídia social com os principais recursos de mecanismo de pesquisa. A maioria das pessoas usa o Pinterest para encontrar inspiração ou conteúdo útil.

Por exemplo, se você quiser experimentar uma nova receita culinária, pode usar o Pinterest para encontrar um alimento que esteja interessado em cozinhar. Embora este seja apenas um exemplo, é realmente como a maioria das pessoas usa o Pinterest. O Pinterest está repleto de decoração, moda, comida e, o mais importante, compras. Agora, aqui estão as estatísticas.

O Pinterest tem mais de 322 milhões de usuários ativos mensais. E aqui está uma nova estatística sobre a qual não falamos sobre gênero. O Pinterest é usado principalmente por mulheres. Na verdade, há 3x mais mulheres no Pinterest do que homens.

Isso não deve preocupar você se seu negócio se encaixa. Quando se trata de decisões de compra relacionadas a moda, decoração e assim por diante, as mulheres normalmente são as tomadoras de decisão predominantes.

Isso é apoiado pelo perfil de alta renda que o Pinterest tem. 41% das pessoas com alta renda usam o Pinterest regularmente. E 38% das pessoas com diploma universitário também usam o Pinterest. Portanto, se sua empresa tem como objetivo principal os consumidores, especialmente mulheres, o Pinterest é uma plataforma difícil de evitar.

Um dos maiores aspectos do Pinterest é que ele tem um alcance significativo entre mulheres em diferentes grupos demográficos, incluindo idade, renda, nível de educação e localização.

A publicidade no Pinterest é perfeita para qualquer marca com produtos ou serviços voltados para mulheres. O foco na imagem da plataforma também a torna ideal para marcas dos setores de moda, decoração, arte, alimentos ou fitness.

O botão de compra do Pinterest torna mais fácil do que nunca vender produtos diretamente de sua página do Pinterest. Os usuários agora podem pesquisar e fixar produtos no Pinterest de maneira conveniente e, em seguida, com o clique de um botão, podem adicionar seus itens favoritos à sacola de compras.

Esse recurso torna o Pinterest outra forma de as marcas ganharem visibilidade e aumentarem as vendas.


Plataforma # 6: YouTube


Por último, mas não menos importante, YouTube. O YouTube é sem dúvida a melhor plataforma de mídia social que existe. Por um lado, mais de 1,9 bilhão de pessoas usam o YouTube regularmente.

Isso coloca o YouTube acima do Instagram e quase cara a cara com o Facebook em termos de uso. Mas não apenas o YouTube é amplamente usado, mas também é o segundo maior mecanismo de busca, atrás apenas do Google. Portanto, você não só tem a capacidade de atingir um público amplo, mas também de pessoas que procuram por você.

Se adicionarmos tudo isso ao simples fato de que o vídeo é o tipo de mídia preferido entre os consumidores, o YouTube se torna ainda mais difícil de evitar. Então nós temos…

· Cerca de 2 bilhões de pessoas usam o YouTube

· Você pode alcançar pessoas que procuram seu conteúdo

· O vídeo é o formato de mídia preferido hoje

Então, o que poderia haver de errado com o YouTube? Bem, nada está fundamentalmente errado com isso. Mas é preciso muito trabalho para fazê-lo funcionar. Você não só precisa de conteúdo, mas também de uma configuração completa de vídeo com câmera, iluminação, microfones e edição de vídeo.

O YouTube é muito eficaz, mas a produção pode ser bastante cara se você quiser se destacar. Dito isso, vejamos algumas estatísticas do YouTube. Em termos de idade, pessoas de todas as idades usam o YouTube. 85% dos adolescentes e até 38% das pessoas com mais de 65 anos. Em termos de renda, o YouTube é muito usado por pessoas de alta renda. 83% das pessoas que ganham mais de US $ 75 mil por ano usam o YouTube regularmente. O mesmo é verdade para a educação. 80% das pessoas com diploma universitário usam o YouTube.

Portanto, em termos de benefícios do YouTube, é sem dúvida a melhor plataforma de mídia social para empresas. No entanto, novamente, há uma quantidade astronômica de trabalho envolvida para produzir um vídeo depois de um vídeo para ter sucesso.

Talvez a maior vantagem do YouTube seja que ele permite que as marcas acessem uma quantidade ilimitada de hospedagem de vídeo. Isso o torna uma maneira acessível para as empresas publicarem conteúdo de vídeo que pode gerar mais engajamento e influenciar as conversões.

O conteúdo do YouTube também pode ser facilmente integrado ao seu site ou compartilhado em outras plataformas de mídia social para maior alcance. O YouTube não apenas permite que você alcance um grande público de espectadores em todo o mundo, mas também pode ajudar com a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

O conteúdo que você publica no canal de sua marca no YouTube pode ser pesquisado no YouTube e no Google. Isso significa que o Google pode apenas servir seu conteúdo de vídeo do YouTube em sua página de resultados do mecanismo de busca para palavras-chave que você está tentando atingir.

Lembre-se, se você deseja promover vídeos do YouTube no Google, é importante certificar-se de que eles sejam otimizados para pesquisa.

Precisa de ajuda com seu marketing de mídia social?

Ainda não tem certeza de quais canais são as melhores plataformas de mídia social para o seu negócio? É aí que entramos.

Nossa agência de mídia social sabe exatamente o que é preciso para ajudá-lo a expandir sua marca online. Por meio de nossos serviços de marketing de mídia social, ajudaremos você a planejar e implementar uma estratégia de gerenciamento de mídia social que permite desenvolver o conhecimento de sua marca, construir relacionamentos e aumentar a exposição do site através dos canais de mídia social adequados para o seu negócio.

Se você estiver interessado em nossos serviços, confira nossos preços de gerenciamento de mídia social e entre em contato conosco para iniciar suas necessidades de marketing de mídia social.

Ainda tem dúvidas sobre as melhores plataformas de mídia social que não respondemos neste post? Fale conosco.

6 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page