top of page

Qual é a diferença entre SEO e SEM?

A principal diferença é que a Otimização do Mecanismo de Busca (SEO) está focada em otimizar um site para obter tráfego a partir de resultados orgânicos de pesquisa. Por outro lado, o objetivo do Search Engine Marketing (SEM) é obter tráfego e visibilidade tanto da pesquisa orgânica quanto paga.


Dito de outra forma:

Os resultados de pesquisa do Google são divididos em duas categorias principais: os resultados de pesquisa pagos e os resultados de pesquisa orgânicos.

O objetivo do SEO é classificar seu site nos resultados de pesquisa orgânica.


Você também pode obter o seu site na área paga dos resultados da pesquisa via pay per click (PPC).


SEO é onde você se concentra 100% no ranking nos resultados orgânicos. SEM é quando você toca em SEO e PPC, a fim de obter tráfego dos mecanismos de busca.


Então, sim, SEM é um termo amplo que inclui SEO e PPC. O que significa que o SEO se enquadra "na categoria guarda-chuva" da SEM.


Com essa explicação fora do caminho, vamos entrar em algumas das principais diferenças entre SEM e SEO.


SEO vs SEM: Principais Características


Visão geral do SEO


SEO é a prática de otimizar continuamente um site para classificar nas páginas de resultados orgânicos e não pagos do mecanismo de busca (SERPs).


O Google usa mais de 200 sinais de classificação em seu algoritmo. Dito isto, o SEO pode ser dividido em quatro subcategorias principais: SEO na página, SEO off-page, SEO técnico e Sinais de Interação do Usuário.


  • SEO na página: É aqui que você otimiza seu site em torno de palavras-chave que seu cliente-alvo procura no Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa. Por exemplo, uma prática recomendada de SEO na página é incluir sua palavra-chave principal na tag de título, meta descrição e URL da página web.


  • SEO off-Page: O SEO off-page é sobre obter sinais de confiança e autoridade de outros sites. Isso envolve principalmente a construção de backlinks de alta qualidade para o seu site. Mas o Google também pode usar outros sinais fora da página para aumentar a autoridade do seu site, como O-A-T e compartilhamento de redes sociais.


  • SEO técnico: Aqui é onde você se certifica de que o Google e outros mecanismos de busca possam rastrear e indexar todas as páginas do seu site. O SEO técnico também inclui coisas como garantir que suas páginas carreguem rapidamente. E que a arquitetura do seu site está configurada corretamente.


  • Sinais de interação do usuário: A maneira como os usuários interagem com seu site ajuda o Google a descobrir se sua página é uma boa combinação para a pesquisa de alguém. Por exemplo, se sua página tem uma alta taxa de rejeição, isso pode ser um sinal de que sua página não está dando a alguém a resposta para sua consulta. E se o Google considerar sua página um ajuste ruim para essa palavra-chave, eles podem baixar um pouco suas classificações. Ou completamente fora da primeira página completamente.


Visão geral do SEM


Lembre-se: SEM é um termo de alto nível que inclui SEO. Então tudo o que eu apenas esbocei acima para SEO também se aplica ao SEM. Mas além do SEO, o SEM também inclui O PPC. E o PPC é um campo que tem seu próprio conjunto de características, melhores práticas e muito mais.


Lances: Se você usa anúncios do Google ou anúncios bing, anúncios pagos na pesquisa é tudo sobre lances. Com ppc, você licita uma palavra-chave específica. E quando alguém procura por essa palavra-chave, seu anúncio aparece.


As classificações dos anúncios geralmente são proporcionais ao quanto alguém está dando lances. Então, se você é a pessoa que paga mais e tem melhor qualidade de anúncio, você vai aparecer acima de todos os outros anúncios.


E quando alguém clica no seu anúncio, você paga até a quantia que você deseja oferecer. O valor que você paga quando alguém clica em seu anúncio é conhecido como custo por clique (CPC).


Pontuação da qualidade: O Quality Score é uma métrica super importante do Google Ads. É basicamente a maneira do Google descobrir se o seu anúncio é uma boa combinação para o que alguém está procurando.


O Google calcula o Quality Score com base em uma combinação de cliques através da taxa, a qualidade da sua página de entrada e a pontuação geral de qualidade da sua conta do Google Ad. E se o seu anúncio tiver uma pontuação de alta qualidade, você terá um desconto em cada clique.


Ad Copy: Escrever cópia de anúncio convincente é uma parte enorme de fazer bem com ppc. Por que? Grande cópia de anúncio=CTR alta. E uma CTR significa uma boa pontuação de qualidade. O que significa que você paga menos pelo mesmo clique.

O oposto também é verdade. Se sua cópia não pressionar as pessoas a clicar, sua Pontuação de Qualidade sofrerá. E seus PPCs vão começar a ficar super caros.

Grupos de anúncios e gerenciamento de contas: Aqui é onde você usa os dados em sua conta do Google Ads para otimizar seus gastos com anúncios.


SEO vs. SEM: quanto tempo leva para ver resultados


Uma das principais diferenças entre SEO e SEM é a velocidade.


O fato é que o SEO leva tempo. Muito tempo. Especialmente se o seu site é novo e ainda não tem muitos backlinks.


Na verdade, uma análise descobriu que leva em média 2 anos para se classificar na primeira página do Google. E muitas das páginas mais bem classificadas foram publicadas pela primeira vez há mais de 3 anos.


Isso não significa que você deve esperar que leve 2 anos para se classificar no Google.


Se você direcionar palavras-chave de cauda longa e implementar práticas recomendadas de SEO, você pode começar a ver alguns resultados dentro de alguns meses.


Por outro lado, se você concentrar seus esforços SEM em PPC, você pode começar a ver resultados praticamente instantaneamente.


Você pode executar um anúncio pela manhã, e começar a obter tráfego e conversões à tarde.


Mas isso não significa que você vai ter um ROI no primeiro dia. Em muitos casos, pode levar meses de testes e ajustes para obter um ROI positivo do PPC.


Mesmo assim, não há dúvida de que o PPC começa a funcionar muito mais rapidamente do que o SEO.


SEO vs SEM: Quanto custam


Muitas pessoas são atraídas para o SEO porque é "tráfego gratuito de sites".


E sim, você não paga quando alguém clica em seu site nos resultados de pesquisa orgânica.


Mas não se engane: o SEO NÃO é gratuito. Nem perto.


Por exemplo, vamos dar uma olhada rápida em uma das minhas páginas.


Estou recebendo tráfego a partir dessa palavra-chave literalmente todos os dias. E eu não preciso fazer nada ou pagar nada para que o tráfego entre.


Mas foi preciso muito dinheiro, tempo e esforço para conseguir o número 1 do ranking.


Em alto nível, tive que construir a Autoridade de Domínio, colocando consistentemente conteúdo de classe mundial. E promovendo esse conteúdo com divulgação por e-mail.


Então, eu tive que encontrar essa palavra-chave usando uma ferramenta de SEO paga.


Só essa ferramenta me custa 355 dólares por mês.


Então, houve o conteúdo em si. Tive que investir mais de 20 horas escrevendo esse post.


Havia também um desenvolvedor que codificava e implantava a página real.

E isso não foi sem nenhuma garantia de que esta página seria classificada para qualquer coisa.


Contraste isso com uma abordagem SEM que é 100% PPC.


Nesse caso, você está gastando dinheiro adiantado. Mas pelo menos você sabe que vai obter alguns resultados desse esforço.


(Você pode até mesmo definir sua conta para dar lances automáticos para que você apareça em uma determinada posição).


Assim, no curto prazo, o PPC geralmente é mais barato que o SEO.


O grande problema com o PPC é o seguinte:


Quando você para de pagar, seu trânsito vai para zero.

Mas com seo, uma vez que você classificar, você está praticamente definido. Seu investimento é tudo adiantado. Uma vez que você realmente classificar, você não precisa investir muito dinheiro para manter seus rankings atuais.


Então, sim, quando se trata de custo, SEO e PPC têm seus prós e contras. É por isso que a maioria das empresas usa uma estratégia de marketing que inclui uma mistura de SEO e PPC.


SEO ou PPC: Em que focar


Você deve concentrar 100% de seus esforços de marketing digital em SEO? Ou você deve combinar SEO e PPC e lançar uma campanha completa de marketing de pesquisa.


Quando focar apenas SEO


Você tem um orçamento muito limitado: Se você é uma startup ou uma pequena empresa com um orçamento de marketing minúsculo, você provavelmente quer se concentrar no SEO. Você pode não ver um ROI em seu orçamento de SEO por meses ou anos. Mas ainda faz mais sentido do que queimar seu orçamento de marketing em anúncios PPC que só podem ser executados por uma semana.


Você pode classificar para palavras-chave informacionais: palavras-chave informacionais são termos como "O que é X" ou "Como X". Embora esses tipos de consultas de pesquisa não se convertam super bem, eles recebem muito volume de pesquisa. Então, se você sente que pode escrever conteúdo INCRÍVEL sobre tópicos que os clientes pesquisam no Google, o SEO é provavelmente a sua melhor aposta.

Por exemplo, todo o meu negócio foi construído no ranking de palavras-chave informacionais que meu público-alvo (pro profissionais de marketing) procura.


Você pode esperar: SEO e marketing de conteúdo levam tempo para entrar em ação. Então, se você pode jogar o jogo longo e esperar de 6 a 12 meses para ver o tráfego legítimo começar a rolar a partir da pesquisa do Google, vá com SEO.


Você é bom no Link Building: Criar conteúdo de alta qualidade é uma parte fundamental do ranking no Google. Mas não é suficiente. Se você está falando sério sobre classificação, você também precisará usar algumas estratégias diferentes de construção de links para obter outros sites para vincular a você.


Quando focar no PPC


Você tem um orçamento de anúncios consistente: Uma das coisas boas sobre anúncios de PPC é que você pode definir um orçamento rigoroso. Dessa forma, é impossível gastar mais do que você planejou.


Dito isso: é fácil queimar esse orçamento rapidamente se você não sabe o que está fazendo (e se você está apenas começando com anúncios pagos, você não vai).


O que significa que você precisa de um orçamento mensal regular com o qual você pode jogar para descobrir qual combinação de targeting de palavras-chave, cópia de anúncios, páginas de destino e lances funcionam melhor para você.


Você pode gerenciar uma conta de palavras adwords: Na superfície, o PPC soa super simples. Lance em palavras-chave. Pegue o trânsito.


Mas, na prática, gerenciar uma conta do Google Ads não é brincadeira. Você precisa levar para o targeting de palavras-chave, anúncios, Pontuação de Qualidade, ROI, taxas de conversão... e processar todos esses dados para tomar decisões sobre como tirar o máximo de seus anúncios.


Você tem a capacidade de lançar e testar landing pages: Uma das primeiras coisas que você aprenderá sobre ppc é que você precisa de páginas de destino direcionadas para cada anúncio. Ou pelo menos cada grupo de anúncios. Então, para tirar o máximo do PPC, você precisa de uma maneira de lançar rapidamente muitas páginas diferentes da Web. E execute testes A/B para descobrir qual deles está se saindo melhor.


Quando fazer ambos (SEM)


Quando você deve enfrentar SEO e PPC ao mesmo tempo?


Deixe-me responder a esta pergunta com um exemplo da vida real:

Quando lancei meu primeiro site, eu estava executando todos os meus SEM eu mesmo. Eu estava escrevendo conteúdo e otimizando-o para mecanismos de busca (SEO). E gerenciando minha conta do Google Ads (PPC). Então, além de ser "Fundador", eu também fui "GERENTE SEM".


E porque eu estava tentando fazer o SEM do meu site, SEO e PPC sofreram. Era demais para uma pessoa conseguir.


Mas se você sente que tem a equipe para gerenciar tanto PPC quanto SEO, vá em sua gestão. Caso contrário, eu escolheria um ou outro.


Gostou desse conteúdo e ainda tem dúvidas? Entre em contato!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page