top of page

Marketing digital é pirâmide?

Assim como a pirâmide alimentar, o marketing na internet é composto por cinco grupos distintos projetados para garantir a saúde do seu negócio. Para alcançar as coisas boas, você precisará construir uma base sólida.


Branding: Presença Online

De acordo com estatísticas divulgadas pela Brandpoint, mais de 90% dos pesquisadores usam um popular mecanismo de busca para procurar marcas, enquanto quase 70% vão para o perfil de mídia social de uma marca antes de tomar uma decisão de compra. Para as marcas, a alta visibilidade e a presença unificada da marca são fundamentais.

Se seu foco é regional ou global, você precisa construir uma estratégia sólida e multiplataforma que garanta uma primeira impressão - onde quer que seja - e comunica uma mensagem clara e centrada na marca. Combinados, os seguintes elementos formam a base para a presença online da sua marca.

  • Marca - Construir uma presença online envolve a compra de imóveis virtuais. O nome de uma marca deve ser incluído em todos os lugares onde um cliente pode interagir com uma empresa online, desde um site de marca e páginas de mídia social até diretórios locais de pesquisa e sites de revisão de terceiros.

  • Logo Design - Para as empresas que disputam a atenção do cliente online, um design personalizado de logotipo é crucial. As estatísticas indicam que a maioria dos indivíduos são aprendizes visuais, e o conteúdo visual é processado pelo olho 60.000 vezes mais rápido que o texto. Marcas de sucesso aproveitam para ter seus logotipos notados e lembrados com elementos visuais personalizados.

  • História da empresa com imagem - Facilmente reconhecida como a página necessária "Sobre nós", uma história de marca é mais do que fornecer aos clientes um perfil da empresa. Trata-se de comunicar valor, propósito e paixão. Imagens associadas devem ter uma relação clara com a história da sua marca.

  • Design do site - Acredite ou não, o design do site influencia a decisão de compra do cliente, de acordo com a Psychology Today. Para se destacar da concorrência e causar um impacto, os sites de marca precisam de um design web atraente e fácil de navegar que incentive os visitantes a ficar e interagir.

  • Design de Landing Page - Para aumentar as taxas de conversão da sua marca, projetar páginas de destino atraentes e de marca é uma obrigação. Vários fatores contribuem para o design da página de destino, incluindo a cor, a resposta emocional desejada e a demografia do leitor pretendido.

  • Design nas redes sociais – É muito importante ter uma comunicação atraente e que acompanhe o diálogo utilizado nos demais canais de comunicação.

SEO & SEM

Dependendo dos seus objetivos de negócios e do público-alvo, você pode precisar empregar uma ou mais das seguintes estratégias.

  • SEO on-page e off-page – O SEO incorpora estratégias na página e fora da página para aumentar o alcance, o engajamento e a conscientização da marca. As páginas publicadas no local precisam ser otimizadas para alcançar rankings mais altos, ajudando os clientes a encontrar as informações de que precisam. Comparativamente, táticas de SEO fora da página, como construção de links e submissão de diretórios, são igualmente importantes para as marcas.

  • SEO local - No ano passado, a Forbes informou que um quinto de todas as pesquisas do Google estão ligadas à localização. Além disso, estima-se que quase metade dos usuários de telefones celulares procurem empresas locais a partir de seu dispositivo. Com o SEO local, as empresas são mais capazes de explorar os mercados locais e gerar leads de qualidade. Aqui está uma ótima ferramenta gratuita para ver como seu negócio está online localmente.

  • SEO nacional e internacional - À medida que o mercado pretendido por uma marca se expande para incorporar mercados nacionais e internacionais, as estratégias de SEO devem se ajustar para ajudar a cumprir essas metas. Fatores como terminologia específica da cultura, linguagens de conteúdo e diferentes tendências tecnológicas devem ser considerados ao expandir a estratégia de SEO de uma marca.

  • Search Engine Marketing (SEM) - Como um meio de publicidade altamente rastreável, a SEM permite que as marcas rastreiem instantaneamente o ROI até o centavo. O marketing de resposta direta, aliado ao direcionamento adequado, abre a oportunidade para maior conscientização da marca e mais tráfego no local. O Estado de Pesquisa Paga de 2013 revelou que 72% dos entrevistados da pesquisa planejavam aumentar os fundos de marketing do PPC este ano, o que fala do poder da SEM.


Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo fortalece o valor geral de uma marca e contribui para a capacidade de uma empresa superar a concorrência. De acordo com a Demand Metric, as empresas que investem em marketing de conteúdo de qualidade podem ganhar mais leads por dólar do que outros locais de marketing. Três vezes mais, na verdade.

  • Cópia do Site - O conteúdo que existe em seu site, desde páginas de produtos até listas de serviços, deve fazer mais do que fornecer informações - ele deve engajar seus leitores. Esta é a base do marketing de conteúdo e deve começar com a cópia do seu site.

  • Blogs - Mais de 50% dos clientes acham que o blog de uma marca tem impacto em suas decisões de compra. Blogs estão sendo usados para fornecer informações, engajar clientes e agregar valor à vida dos leitores. Empresas sem blogs no local estão, infelizmente, perdendo a oportunidade de interagir com seu público-alvo.

  • Comunicados de Imprensa - Uma ferramenta poderosa para as empresas, os comunicados de imprensa ampliam o alcance de uma marca, ao mesmo tempo em que fornecem publicidade inestimável. Quando incorporados em uma estratégia de marketing de conteúdo, os comunicados de imprensa podem resultar em backlinks para um site, maior credibilidade e fornecer aos jornalistas uma razão para escrever sobre uma marca.

  • Vídeo Marketing - Com mais de 100 milhões de pessoas assistindo vídeo online por dia, as marcas estão percebendo a importância do marketing de vídeo. Os vídeos são frequentemente usados por marcas para descrever um produto ou serviço, fornecer informações ou capturar depoimentos de clientes.


Mídias Sociais

As mídias sociais são onde a maioria da conscientização da marca, compartilhamento social e conversas centradas na marca ocorrem. Um artigo recente observou que quase 75% de todas as pessoas que usam a internet estão ativas nas mídias sociais. Para as marcas que querem "ficar na frente" de sua base de clientes, a participação nas mídias sociais é uma obrigação.

  • Social - Ao pensar em mídias sociais, Facebook e Twitter surgem como os gigantes da indústria com seu foco claro no engajamento. Mais de um bilhão de pessoas usam o Facebook, e mais de 500 milhões de usuários do Twitter seguem logo atrás dele. Como resultado, essas duas plataformas tornaram-se os "grampos" carnudos do uso de redes sociais de marca.

  • Profissional - O LinkedIn e o Google+ evoluíram para ser as principais plataformas de mídia social do mundo para profissionais. Existem mais de 350 milhões de usuários mensais no Google+ enquanto o LinkedIn continua a captar a atenção de profissionais e empresas B2B.

  • Vídeo - YouTube, Instagram e Vine são três das plataformas sociais mais populares usadas para promover e distribuir conteúdo de vídeo de marca. O segundo maior mecanismo de busca do mundo, o YouTube, recebe mais de 100 horas de novos conteúdos em vídeo a cada minuto. Vine e Instagram, para seus vídeos do tamanho de mordidas, estão se tornando plataformas populares nas quais as marcas podem promover conteúdo criativo.

  • Imagens - Flickr e Pinterest são duas das plataformas de mídia social mais populares para distribuição de imagens. Aproximadamente 25% das marcas líderes estão ativas no Pinterest, atingindo mais de 70 milhões de usuários por dia. Embora o Pinterest tenha sido encontrado para inspirar os clientes a fazer uma compra, o Flickr continua sendo uma plataforma popular de compartilhamento de imagens para clientes e marcas.


E-mail marketing

Esta é a melhor parte da pirâmide de marketing na internet- as guloseimas. Todo o trabalho duro finalmente valeu a pena e você cultivou uma lista de assinantes de e-mail interessados em sua marca. Para manter sua atenção e incentivá-los a dar o próximo passo, é necessário chegar até onde eles passam mais tempo online - sua caixa de entrada. Com um ROI estimado em 4.300%, o e-mail marketing reina como a cereja do bolo de marketing na internet.

  • Boletins informativos - Boletins personalizados mantêm os clientes engajados, informados e animados com as últimas notícias e conteúdos da sua marca. Um estudo sugere que técnicas de personalização podem aumentar as taxas de conversão em 600%.

  • Divulgação - O e-mail é uma ótima maneira de informar os clientes sobre ofertas, eventos e promoções especiais. Como uma poderosa ferramenta de vendas, a divulgação por e-mail pode inspirar a maioria dos leitores a agir fazendo uma compra, de acordo com um estudo.

  • Atendimento ao cliente - O envio de e-mails de atendimento ao cliente é uma ótima maneira de fornecer aos clientes o reconhecimento imediato de suas necessidades ou preocupações. O atendimento ao cliente por e-mail está sendo usado por mais marcas para agilizar o atendimento ao cliente. Além disso, os clientes tendem a responder positivamente quando sentem que suas necessidades estão sendo atendidas.

  • Pesquisas - Alcançar clientes em sua caixa de entrada proporciona às empresas a oportunidade de realizar pesquisas. Pesquisas curtas, com ou sem incentivos, permitem que os clientes saibam que você valoriza sua opinião, dando às marcas um vislumbre em primeira mão das preferências dos clientes.

  • Gerenciamento de revisão - Revise campanhas de e-mail de gerenciamento ajude as marcas a incentivar os clientes a deixar feedback sobre um produto ou serviço. Este feedback pode ser analisado para melhorar futuros produtos ou serviços.


A Escada da Pirâmide do Marketing da Internet

Antes de ir, imagine uma escada encostada na lateral da pirâmide de marketing da internet da sua marca. Está proporcionando aos visitantes acesso a todos os componentes da sua marca, desde perfis sociais e blogs até páginas de produtos e serviços. A escada é chamada de "móvel" e, para as empresas que planejam ficar por perto, é um requisito. Estatísticas divulgadas pela Epic Consulting indicam que aproximadamente 1,2 bilhão de clientes usam seus dispositivos móveis para acessar a internet. O futuro do sucesso de uma marca dependerá muito da acessibilidade móvel de uma empresa.


5 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page