top of page

Táticas de SEO para restaurantes, saiba como ranquear seu restaurante no Google

Atualizado: 8 de mai. de 2020

Você nunca encontra seu restaurante na primeira página do Google, acaba perdendo clientes e não sabe o porquê isso acontece ou o que fazer? Agora vou listar as 10 coisas que você precisa saber para resolver esse problema.


#01 – O que é SEO e como ele pode ajudar a conseguir mais clientes?

SEO é uma otimização para mecanismos de busca utilizada por navegadores, como por exemplo o Google, para compreender e ranquear o conteúdo mais relevante para as buscas de pessoas na internet.

Pessoas pesquisam conteúdo e lugares todos os dias, fazer pedidos e escolher um estabelecimento para jantar ou almoçar já rotina de um grande público.

Saiba agora técnicas de SEO para ranquear melhor o seu site em buscas na internet e impactar novos clientes.


#02 – Defina e conheça seu público e seu nicho

Muitos restaurantes pensam que por alimentos poderem ser consumidos pela maioria das pessoas, todas as pessoas possam ser clientes em potencial e acabam até atraindo novos clientes, mas não fidelizando.

Para criar as suas principais estratégias de SEO e marketing digital defina uma ou mais personas, clientes ideais para o seu negócio. Escolha um nome fictício, idade, endereço, o que esse cliente gosta de comer, quais redes sociais usa e o porquê ele vai até o seu restaurante ou pede tele entrega além da vontade de comer. Essas informações vão ser utilizadas sempre que quiser fazer um impulsionamento de seu site ou redes sociais.

Após isso caso não tenha um nicho definido, defina-o. Veja se irá se identificar como um restaurante vegetariano ou mexicano ou outro, essa identificação irá auxiliar com quais palavras ou termos irá usar para criar relevância na internet. Nessa etapa vale pesquisar outros restaurantes e que nomenclaturas estão usando.


#03 – Palavras chaves

Também conhecidas como “Keywords”, as palavras chaves são essenciais na sua estratégia, elas devem aparecer no título de imagens e vídeos que você postará em seu site.

Você vai definir sua estratégia de palavras com base em palavras encontradas no Google Trends, com base em seu nicho, receitas, clientes, localização, área de cobertura e conteúdo. Verifique pelo aplicativo Moz, quais palavras os outros restaurantes mais ranqueados estão usando.


#04 – Endereço atualizado e cadastrado

Deixe sempre o seu endereço correto pois os buscadores levam em consideração a geolocalização da página, principalmente em buscas como “restaurantes perto de mim”.

Cadastre no Google Maps e no Google meu negócio o seu restaurante e incentive depoimentos da experiência dos clientes com tickets e promoções.


#05 - Tenha conteúdo relevante em seu site

O crescimento orgânico de acessos ao seu site se dará da quantidade de conteúdos relevantes para o público e de outros sites relevantes que estejam conectados. Invista tempo e dinheiro em disponibilizar informações que sua persona precisa, coisas as quais possa ajudá-las em um blog dentro do seu site.

Os conteúdos, Tags e descrições devem estar alinhados com soluções trazidas pelo seu restaurante para a dor do seu cliente e suas palavras chaves. Entretenimento, como curiosidades sobre gastronomia e cultura também são bem vindas.

Essa etapa a longo prazo gerará muito resultado, principalmente se se disponibilizar links de compartilhamento em redes sociais junto ao conteúdo.


#06 – Considere a experiência que seu cliente terá em seu site

Conheço bem muitos casos de clientes com sites antigos que quando foram criados não foram de forma responsiva, hoje quando acessados pelo celular geram muita frustração para os usuários.

Pensando nessa dificuldade e frustração os navegadores dão prioridade para sites responsivos no ranqueamento, desta forma é bom considerar um investimento.

Outro problema que pode acontecer é seu site ser rejeitado, alimentos são produtos extremamente visuais, imagens que dão água na boca fará com que seus clientes ao ver ser cardápio sejam direcionados para página de compra mais facilmente.


#07 – Considere investir no Google ADS

Antes de sair entrando no Google ADS e impulsionando palavras para fazer anúncios no Google a fim de captar novos clientes saiba que as dicas acima são muito importantes para o resultado de sua estratégia tanto orgânica quanto paga.

No Google ADS são feitos lances por palavras chaves utilizadas em pesquisas no Google, então para fazer um planejamento devemos primeiro definir sua expectativa retorno com sua possibilidade de investimento, para só então pensar nas palavras e termos a serem utilizados.


Obrigada pela sua leitura, qualquer deixe uma mensagem e cadastre-se para receber mais conteúdo.


Dicas sobre SEO

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page